segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Conhecendo um pouco de nossa caminhada na Educação Ambiental

Implantamos o Programa de Educação Ambiental no ano de 2006 em toda a Rede Municipal de Educação. O Programa de Educação ambiental tem por objetivo sensibilizar e trabalhar as questões ambientais, procurando mostrar a importância do tema para a vida de cada um e para o desenvolvimento sustentável do país. Sendo assim, venho através deste blog demonstrar algumas  ações que vem sendo desenvolvendo dentro do Programa de Educação Ambiental implantado nas escolas desde o ano de 2006, cuja finalidade é proporcionar o cuidado com o meio ambiente, instrumentalizando o ser humano para a realização de atividades nos três domínios da ação humana: a vida em sociedade, a atividade produtiva e a experiência subjetiva. Nessa perspectiva, incorporam-se como diretrizes gerais e orientadoras as quatro premissas apontado pela UNESCO como eixos estruturais da educação na sociedade: aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a viver e aprender a ser.
O Programa de Educação Ambiental é realizado através de projetos que ajudam a resgatar o papel da escola, como instituição cultural e social. Apresenta uma proposta sócio-ambiental, orientada para a formação de cidadãos comprometidos com a melhoria de sua qualidade de vida no ambiente de estudo ou trabalho, e das comunidades que o cercam, através da reflexão sobre a ação humana versus meio ambiente, contempla alunos da Educação Infantil, de 1º a 4º ano do Ensino Fundamental e os alunos de 5º a 9º ano, os quais  trabalham com os seguintes projetos: Semeando a Educação, Ecoponto, Sacolas Ecológicas e Horta na Escola. A partir desses projetos, surgiram muitos outros, que são desenvolvidos em cada unidade de ensino, de acordo com a realidade de cada comunidade escolar.

2 comentários:

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  2. Através da educação é que se pode transformar o meio em que vivemos. A educação é uma forma de instrumento de luta e de libertação, na construção de uma sociedade economicamente justa, solidária que respeita a cultura, os valores históricos, a pluralidade e uma política realmente democrática.
    A educação ambiental está inserida na própria educação, pois é a forma de como o homem vai se apropriando dela para construção de seus conhecimentos, tal como o cuidado com a própria natureza e a apropriação dos recursos ambientais para modificar o meio.
    Existem dois tipos de trabalho: o material, que cria os materiais necessários para sobrevivência, ou seja, os bens materiais; e o não material, que são os valores, símbolos, hábitos, atitudes, habilidades, que constituem a construção do saber, ou seja, sua identidade própria.
    E acredito, minha amiga, que você está desenvolvendo um bom trabalho na área não material, pois é através dessa construção do saber que o educando aprende a construir uma consciência ecológica e interagir com o meio de forma sustentável.
    Continue com esse belíssimo trabalho...
    Att. Christine Rigo

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